ZaraRadio, o melhor software para rádios web.

11/18/2019

05:37:09 PM

Geral

O ZaraRadio é grátis e faz tudo que um software pago faz.

O ZaraRadio é um sistema gratuito e completo capaz de transformar seu computador ou notebook em uma rádio online. Ele não faz o Streaming de áudio, porém é onde ficam organizadas as músicas, os programetes, vinhetas, etc. É um programa estável, o que gera confiabilidade e com muitas possibilidades. Para o locutor é ferramenta, fácil, rápida que agiliza o trabalho durante a apresentação. O software foi desenvolvido na Espanha e utilizado para a automatização de rádios. ZaraRadio completo: permite a operação de uma emissora convencional ou uma web rádio 24 horas ao vivo sem a necessidade de operadores. No ZaraRadio é possível realizar a programação de blocos comerciais, musicais, incluir informações do momento como temperatura, hora certa, entre outras funcionalidades. É um dos mais (ou o mais) completos programas para automação e é totalmente grátis e com tradução para o português. No Zararadio os arquivos podem ser executados aleatoriamente de um diretório (incluindo subdiretórios) memorizando o que tocou sem repetir até concluir a série inteira. Você tem acesso a uma programação de eventos com muitas possibilidades e definição de prioridades. Dentre as vantagens do Zararadio  é que ele reproduz formatos .waw, .mp3, .ogg, .wma, e nele você pode criar lista de reprodução (arquivos .lst), rotações (arquivos .rot), sequencias (arquivos .seq), comandos de parada e play. Ainda é possível dar a hora certa (arquivos .time).Também é possível procurar arquivos na lista, pasta de arquivos e tags ID3. O programa também calcula o tempo total da lista.

Algumas das características

Somente para citar mais algumas das características, o programa detecta do fim da canção para realizar o fade, tem detector de silêncios e ainda :
  1.  Enumera arquivos, diretório, rota, etc;
  2.  A janela Próximos Eventos pisca quando faltam menos de 5 minutos para o próximo evento;
  3. Tem suporte para arquivos WMA.
  4. Na lista de próximos eventos, os eventos aparecem sempre na ordem em que serão executadas;
  5.  Apresenta opção de play com duplo clique.
  6.  As janelas que mostram o tempo restante e estima a hora exata do término do arquivo.

Ao utilizar no ZaraRadio dispositivos de som via USB (fone, microfone, placa externa, etc), tenha o cuidado de trocar a saída no Zara antes de desconectar o dispositivo da porta USB. Por ser um dos programas mais utilizados nas web rádios país a fora, quando surgem dúvidas entre os usuários existe um espaço para a troca de ideias e informações, o Zararádio Brasil, uma comunidade online feita por quem entende e por quem busca entender do assunto. De acordo com o próprio site, ZaraRadio Brasil é uma comunidade independente, sem fins lucrativos criada por usuários do software ZaraRadio que desde 2005 fornece suporte e soluções gratuitas. Para ter acesso aos downloads do site, e participar dos fóruns é preciso criar login e senha. Portanto são muito amplas as possibilidades de criar a própria programação com o ZaraRadio.  Após a instalação o programa é muito simples e intuitivo, permitindo aos usuários uma experiência simplificada para organizar todo conteúdo que deseja colocar ao vivo ou gravado através da rádio online.

Compartilhe